Equipe Mentoria recebe primeiras devolutivas do seu ciclo de visitas em 2024
Demandas já apresentam pontos em comum e giram em torno das frentes de Finanças e Recursos Humanos, principalmente.
A Equipe Mentoria já começou a receber as devolutivas das visitas realizadas às organizações do projeto Gestão Social. Embora o ciclo de visitas não tenha sido finalizado, algumas organizações sociais já começaram a retornar o diálogo, contando à Equipe de suas demandas para o próximo ciclo do projeto. Dentre as demandas, estão temas como capacitação quanto à captação de recursos e o serviço prestado, políticas de gestão de recursos humanos e aspectos formais da constituição da organização, entre outros.
Com as cinco visitas realizadas no mês de abril, o ciclo atinge um total de 19 visitas já realizadas. Entre elas, as visitas somaram mais de 17 horas de troca entre a Equipe Mentoria e a de cada uma das organizações. Destas, seis organizações já repassaram à Equipe Mentoria suas demandas, que estão sendo compiladas para servir de base para o planejamento do projeto Gestão Social no ciclo vindouro. No entanto, seis organizações ainda serão visitadas antes que o planejamento possa ser concluído. A expectativa é de conclusão do ciclo de visitas ainda em abril.
Das 29 organizações e movimentos sociais participantes do projeto, somente dois optaram por não participar dessa rodada, devido ao momento agitado que cada grupo enfrenta. Com outras duas organizações, não foi possível estabelecer agenda possível de visita. A Equipe espera acolhê-los novamente num momento mais oportuno.
A visita a cada uma das 25 organizações sociais restantes vem de um desejo antigo da Equipe de customizar o atendimento de acordo com a necessidade de cada uma delas. 2024 se provou, assim, um momento oportuno para os encontros que servirão de base para o plano de ação do próximo ciclo do projeto Gestão Social. “Nós resolvemos retomar uma ideia que era de 2019, que não conseguimos implementar em razão da pandemia”, diz o gestor do Mentoria Ribeirão. “A ideia para 2024, 2025 é que nós possamos ter uma atividade de mentoria que se aproxime mais ainda das organizações sociais que estejam conosco. E que nós possamos fazer um trabalho, dentro dessa nossa parceria, da forma mais individualizada e customizada que nós conseguirmos fazer.”
Contudo, a Equipe Mentoria entende que, pelo grande número de organizações e movimentos hoje presentes no projeto, cujas demandas seriam atendidas por uma equipe bastante enxuta, é possível que seja necessário aglutinamento de alguns interesses. As visitas, então, servem também para que se entenda o volume de trabalho demandado e semelhanças entre as organizações e o que pretendem. “Sabemos que, em determinados momentos, algumas organizações, embora com as suas peculiaridades e diferenças, têm demandas que são, se não são exatamente iguais, são aproximadamente parecidas”, diz ainda o gestor do Mentoria Ribeirão.
No momento, o projeto Gestão Social segue com os atendimentos que já estavam em andamento, como mentorias acerca do planejamento estratégico das organizações e consultoria jurídica em temas como seu Estatuto Social, Regimento Interno e formulação de contratos de trabalho. A Equipe Mentoria aguarda novas possibilidades e conciliações de agenda para a conclusão desta rodada de visitas.