top of page

Onda de calor e qualidade do ar forçam adiamento de ação de suporte à pessoa em situação de rua

Evento estimava a participação de, aproximadamente, 560 trabalhadores de órgãos públicos, associações e fundações.

Em 2023, nos anos 28 e 29 de setembro, ocorreu na Praça Schmidt o Pop Rua Jud, que atendeu aproximadamente 700 pessoas em situação de rua. Dentre os serviços ofertados, estava a emissão de documentos, orientações jurídicas e sobre previdenciárias, e consultas a saldos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Além disso, a população atendida também teve acesso a cortes de cabelo, tratamento para os pés, alimentação, serviços de saúde, distribuição de kits de higiene e vestimentas.

O evento foi possível através de uma parceria entre o Mentoria Ribeirão, junto ao Instituto SEB, a Justiça Federal (TRF-3), o Poupatempo, o Exército, a Receita Federal, a Justiça Eleitoral (TRE-SP), o Rotary Club, e o Juizado Especial Federal (JEF) de Ribeirão Preto. Além dessas entidades, outras organizações sociais também foram envolvidas nas ações.

O evento se repetiria nesta semana, nos dias 12 e 13 de setembro. Contudo, por se tratar de um evento a céu aberto, a onda de calor prevista para a semana e a fumaça gerada pelos incêndios provocados na região, o evento teve de ser cancelado. Havia previsão de trazer 238 trabalhadores para cada dia de evento, que ficariam expostos às condições ambientais. As equipes de trabalho se articulam para a remarcação do evento, em condições mais favoráveis.

bottom of page