top of page

Projeto Investimento social na Pessoa idosa terá início na próxima terça, 2 de julho

Projeto que visa sensibilizar e capacitar organizações sociais para uma captação de recursos mais hábil estende ainda vagas remanescentes a organizações do projeto Gestão Social, através de parceria entre o Mentoria Ribeirão e a Casa do Vovô.

Esta semana, foram realizadas as inscrições para o projeto Investimento Social na Pessoa Idosa. O ciclo de capacitação, realizado em parceria entre o Mentoria Ribeirão e a Casa do Vovô, consiste em um curso voltado para a operação da plataforma Transferegov, entremeado por palestras voltadas à captação de recursos em geral. Através dessas atividades, projeto visa sensibilizar e orientar organizações do terceiro setor sobre a importância da captação de recursos e da diversificação das fontes de financiamento para as instituições.

Os encontros terão início na próxima terça-feira, 2 de julho, com uma palestra de abertura, ministrada pelo professor Alexandre Duarte, sobre Planejamento Estratégico, direcionamento, governança e arquitetura institucional. A partir daí, as atividades se darão semanalmente às terças-feiras, às 19h, no Instituto SEB.

Até o presente momento, o projeto espera 28 participantes de 21 organizações, sendo seis delas cadastradas no Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão Preto. Apesar de originalmente voltado às organizações de atendimento à população idosa de Ribeirão Preto, a Equipe Mentoria que qualquer organização social pode se beneficiar da experiência, e por isso pleiteou, para organizações participantes do projeto Gestão Social, 1 (uma) vaga para cada uma que assim o desejasse. Foram atendidos os pedidos de participação de 12 organizações pertencentes ao projeto Gestão Social, sendo que 2 também têm a pessoa idosa como público-alvo direto ou indireto.

O curso acontecerá entre 2 de julho e 12 de novembro, e contará com 48 horas previstas de conhecimento transmitido. Destas, 36 serão cobertas pelo curso acerca da plataforma Transferegov, atual ferramenta necessária para recebimento de transferências do governo. As outras 12 serão contempladas pelas palestras programadas, segundo o cronograma abaixo:

  • 2 de julho: Palestra de Abertura - Planejamento estratégico; Direcionamento, governança e arquitetura institucional

  • 6 de agosto: Palestra -  Construção das estratégias e do plano de ação;

  • 3 de setembro: Palestra -  Captação de recursos via editais de chamamento, etapas de captação depois do projeto pronto e contrapartidas;

  • 1º de outubro: Palestra - Ferramentas e exercícios práticos sobre como abordar uma empresa: princípios de abordagem e técnicas de negociação;

  • 5 de novembro: Palestra - Melhor Alternativa a Uma Negociação e Acordo; Perfis de negociadores e como lidar com cada um;

  • 12 de novembro: Palestra - Captação de recursos com pessoas jurídicas; princípio ganha-ganha x ganha-perde; uso de inteligência artificial para engajar e captar doações.

As organizações pertencentes ao projeto Gestão Social, pleiteantes das vagas remanescentes, receberão contato da Equipe Mentoria entre hoje e segunda-feira.

bottom of page